Início do blog Início Sobre Contato Buscar Buscar

Ultramaratona de Revezamento Bertioga-Maresias 2019, por Lyanne Kosaka

4 de novembro de 2019

Por que é uma boa ideia participar de provas de revezamento

Gosto muito de esportes individuais – fui atleta de tênis de mesa por muitos anos – e ao “pendurar a raquete” logo adotei a corrida para manter a forma, a saúde e a cabeça em dia! Correr traz inúmeros benefícios e muitas vezes treino sozinha – mas desta vez quero dizer por que acho bacana participar de corridas de revezamento.

Integração:

Participei pela primeira vez nesse tipo de evento em 2011, na Maratona Pão de Açúcar. Competi em um octeto 100% feminino, com colegas do trabalho, e foi bem divertido! Na época treinávamos juntas uma vez por semana com orientação técnica e isso fez toda a diferença. Nosso nível de interação aumentou, pois sempre havia temas de interesse comum para discutirmos – como os treinos e os preparativos para a corrida. E ainda terminamos em 4º lugar, um resultado que nos encheu de orgulho!

No total, participei de 3 edições da Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, a última no ano passado (2018) com a equipe do Studio Mormaii. Dessa vez, integrei um quarteto – ou seja, corri uma distância maior do que nas participações anteriores!

 

Desafio:

Neste ano disputarei pela primeira vez a badalada Ultramaratona de revezamento Bertioga-Maresias, em um octeto misto. O grau de dificuldade do percurso é maior do que uma corrida de rua por apresentar diferentes tipos de piso: areia, asfalto, água…. é bem mais irregular e desafiador. Quando esta prova entrou “oficialmente” no meu calendário, os treinos passaram a ter prioridade sobre outros compromissos sociais!

Planejamento e comemoração:  

A equipe do Studio Mormaii terá octetos, trios e solos – estes últimos, “heróis”, correrão 75 km. Alguns carros – com os próprios participantes se revezando ao volante – darão suporte durante o percurso com água, isotônico, comida e muito apoio moral! E como disse o técnico Ricardo Neves, a ideia é todos estarem juntos na largada e acompanhar a prova inteira – e não apenar correr o próprio trecho! Para sabermos mais sobre o evento, a logística e os companheiros de equipe, houve até um churrasco… e para depois da corrida já está agendado outro… alguém duvida que (também) será um sucesso?!

 

Ultramaratona de Revezamento Bertioga-Maresias 2019

Depois de ter participado de 3 edições da Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, pela primeira vez corri a “badalada” Bertioga-Maresias, composta por oito trechos que totalizam 75 km. Fiz parte de um octeto da Equipe Mormaii, com iniciantes e veteranos no mundo das corridas. A maioria se conheceu a poucas semanas do evento, o que levou a várias trocas de mensagens sobre a logística e a crucial hidratação/alimentação durante a prova.

De distância e dificuldade diferentes, os trechos são separados por postos de controle (PC’s) onde acontecem a leitura e a troca de chip entre os corredores. A largada aconteceu às 7h da manhã e o nosso último representante cruzou a linha de chegada um pouco antes das 16h20, apenas dez minutos antes do encerramento da prova. Ou seja: quase 9h30 de emoção!

Coube a mim o trecho 7, o penúltimo – entre as praias de Juquehi e Camburi – classificado como “bem difícil” (vide mapa). Foram 10,4 km de muito esforço, com 3 subidas no percurso. Cada um que vinha me falar sobre este caminho me alertava para economizar energia na ladeiras – principalmente na primeira, a mais íngreme das 3. Um dos colegas chegou a dizer que “a subida da Brigadeiro no final da São Silvestre é fichinha perto dela!” Agradeci a todos pelo apoio moral (risos) e segui em frente. Seguido os conselhos, comecei subindo devagar a primeira ladeira, mas procurei não andar. Lembrei dos treinos de subida no Parque da Aclimação e agradeci por cada um deles…

Na parte da estrada, atenção redobrada com os carros – pois corria no acostamento e algumas partes eram bem estreitas, com sinalização tímida. O que ajudava era cruzar com outros participantes no caminho, nos incentivávamos. E eu procurava manter o ritmo e dar atenção à minha respiração.

No terço final do trajeto, na praia da Baleia, um dos colegas da Mormaii me acompanhou de bicicleta até o final da praia. Isso fez muita diferença, pois além de me apoiar, me posicionou sobre a distância e as condições à frente: a terceira e última subida, dessa vez mais longa – mas menos íngreme que as anteriores.

E nos últimos km, o empurrão que faltava: os parceiros de equipe me escoltaram de carro até o posto de controle… senti até as pernas mais leves! Ao chegar no PC 7 depois de correr por cerca de 1h15, fui tomada por um sentimento de missão cumprida! Mas ainda havia o trecho derradeiro até Maresias. Seguimos de carro para lá, incentivando o companheiro e os participantes dos outros times ao longo do caminho, afinal estávamos todos no mesmo barco! Na chegada, só alegria e comemoração… quem sabe não repetimos a dose no ano que vem?!

Por: Lyanne Kosaka

 

Sobre Lyanne Kosaka

Head de Comunicação da Honsha do Brasil
Participou das coberturas de vários eventos esportivos pela ESPN, com destaque  para a Olimpíada de Pequim 2008 in loco.
Ex-atleta da seleção brasileira de tênis de mesa, participou das Olimpíadas de ‘92 e ‘96.
Corredora amadora, prestes a disputar sua primeira Meia Maratona (out/17).
Moradora da Vila Mariana.
Instagram: @lyannekosaka.

Sobre o Studio Integrado Mormaii Fitness (Vila Mariana)

O Studio Integrado Mormaii Fitness (Unidade Vila Mariana) oferece avaliação física personalizada, planos de aula, periodização de treino efetiva, treinos preventivos, instrutores especializados e acesso a todos os equipamentos e benefícios de treinar no mundo Mormaii.  Conquiste qualidade de vida e bem-estar com treinos de Funcional, Pilates, Cardio e Five Konzept em uma só aula.

Atinja seus objetivos com nossos treinos: melhoria do desempenho esportivo, melhoria da performance, mobilidade, tratamento de dores e lesões e aproveite todos os benefícios de uma prática esportiva de qualidade.

 

Endereço: Rua Francisco Cruz, 583, Vila Mariana, São Paulo.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 6h às 22h e aos sábados das 8h às 13h.

Promoção!!!

Agende a sua primeira aula grátis.

Aproveite tabela promocional por tempo limitado! Informações: (11) 99400-5960.